sexta-feira, 5 de abril de 2013

SAÍDA DE ESTUDO HISTÓRICO DE SÃO JOSÉ 1° Parte

     São José é privilegiada.Passagem obrigatória para Florianópolis, é a vizinha mais próxima da capital, com a qual compartilha a influência portuguesa. O acolhedor centro de São José conserva a graça do casario açoriano e é coroado com a bela vista para o mar. Os antigos prédios formam rico acervo arquitetônico que se destaca em Santa Catarina e lembra as raízes históricas da pequena vila fundada em 1970, por 182 casais de imigrantes provenientes das ilhas Graciosa, São Miguel e São Jorge. Os colonizadores europeus fincaram raízes na região e, em 1833, a pequena vila de São José da Terra Firme passava a condição de município.








História

Até a chegada dos colonizadores europeus, no século XVI, todo o atual litoral do estado de Santa Catarina era habitado pelos índios carijós.
Em 1750, chegaram, à capitania do Desterro, 182 açorianos que, posteriormente, fundaram São José da Terra Firme, a atual São José. Em 1755, já existia uma pequena capela e um vigário, José Antônio da Silveira. Atualmente, no local, existe a Igreja Matriz.
O título de freguesia chegou seis anos após a fundação do povoado, em 1756. Para explorar o potencial da freguesia, cujos limites iam até Lages, o vice-rei Luís de Vasconcelos e Sousa ordenou, em 1787, que o governador da província na época, José Pereira Pinto, convocasse o alferes Antônio José da Costa. Começava, então, o reconhecimento da terra. Em 1797, já havia uma população de 2 079 pessoas, incluindo os escravos.
Em 1833, São José passou de freguesia a vila. Em 4 de maio, São José tornou-se, enfim, município. Feliciano Nunes Pires foi nomeado presidente da província. Além das cidades catarinenses de Desterro e Santo Amaro da Imperatriz, também São José recebeu a visita imperial de dom Pedro II e dona Teresa Cristina, em 1845.
Suas fronteiras iniciais incluiam o território de alguns municípios vizinhos, que foram se separando com o passar dos anos, como o Estreito, que passou a ser parte de Florianópolis em 1943. Angelina e Rancho Queimado se emanciparam em 1961 e 1962, respectivamente. São Pedro de Alcântara se tornou município em 1995.

São José é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Faz parte da região metropolitana de Florianópolis, no litoral do estado, conurbando-se com a capital catarinense.
Possui, segundo o Censo IBGE do ano de 2010, uma população de 209.804 habitantes, sendo o quarto município mais populoso do estado, atrás de Joinville, Florianópolis e Blumenau. A conurbação entre Florianópolis, São José e os municípios vizinhos faz da Grande Florianópolis a mais populosa região metropolitana de Santa Catarina.

Geografia

Limites

A cidade de São José é a única com divisa terrestre com Florianópolis, a leste. Mais ao norte a cidade se limita com os municípios de Biguaçu e Antônio Carlos, e, ao sul com os municípios de Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz. A oeste se limita com o município de São Pedro de Alcântara.
A conurbação urbana torna as fronteiras entre Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça quase imperceptiveis em alguns pontos. A cidade vem sofrendo um boom imobiliário e a verticalização fica evidente - é a nona cidade mais vertical do país.

Clima e Relevo

O clima de São José é Subtropical, com estações bem definidas.
O litoral josefense é banhada pelas baías norte e sul, nas quais recentemente construíram o aterro da Beira-Mar de São José. O relevo possui poucas variações, com algumas colinas, como o Morro da Coruja na Praia Comprida, o Morro do Avaí no Bairro São Luiz, o Morro Forquilhas em Forquilhas e o Morro da Pedra Branca entre a Colônia Santana e o Sertão do Maruim. Alguns rios pequenos cortam o município: o Rio Forquilhas, no Centro-Oeste, Maruim, no Sul, Büchler e Araujo, no leste, e Três Henriques e Carolina, no norte.




 O Bairro do Kobrasol

É o bairro de maior densidade demográfica do estado de Santa Catarina .


A Beira Mar de São José
















Em São José, o Poder Executivo é representado pelo prefeito e gabinete de secretários, em conformidade ao modelo proposto pela Constituição Federal. A prefeitura e a maior parte das secretarias ficam em um prédio na Praia Comprida, no Aterro da Beira-Mar de São José.
O Poder Legislativo é constituído pela câmara municipal, composta por 13 vereadores eleitos para mandatos de quatro anos (em observância ao disposto no artigo 29 da Constituição, que disciplina mínimo de nove e máximo de vinte e um nos Municípios de até um milhão de habitantes. Cabe aos vereadores elaborar e votar leis fundamentais à administração e ao Executivo. Como o prefeito possui poder de veto assegurado, o processo de votação das leis que se lhe opõe costuma gerar conflitos entre Executivo e Legislativo. A Câmara Municipal fica no Centro Histórico, de frente a Praça Central.

Com pouca vocação turística – posição que é preenchida pelos municipios vizinhos, principalmente Florianópolis – São José tem a base da sua economia na indústria e no comércio.
A cidade está no quinto lugar no ranking da economia dos municípios de Santa Catarina, graças principalmente a Área Industrial no sul do cidade, com um grande número de empreendimentos – destaque para a sede da Intelbras, a Massita e a Tyson. Há também outras indústrias em outros pontos, principalmente em torno da BR-101, e Áreas Industrias menores em Forquilhas e no Sertão do Maruim.
O comércio de São José concentra-se em três locais: o distrito de Campinas, com comércio mais local na Avenida Central do Kobrasol e lojas de varejo na Avenida Presidente Kennedy; a Rua Leoberto Leal em Barreiros e a Rua Vereador Arthur Manoel Mariano em Forquilhinhas. Outro destaque é o setor de shoppings: o mais antigo de SC, o Shopping Itaguaçu, e o mais recente, o Continente Park Shopping, são também os dois maiores do estado. Além deles, o Shopping Ideal, o MundoCar Mais Shopping e o Camelão também aquecem a economia josefense.




O Manguesal do Rio Roçado

O manguezal é um ecossistema complexo e um dos mais produtivos do planeta.


O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.
O ecossistema manguezal está associado às margens de baías, barras, enseadas, desembocaduras de rios, lagunas e reentrâncias costeiras, onde haja encontro de águas de rios com a do mar, ou diretamente expostos à linha da costa. A cobertura vegetal, ao contrário do que acontece nas praias arenosas e nas dunas, instala-se em substratos de vasa de formação recente, de pequena declividade, sob a ação diária das marés de água salgada ou, pelo menos, salobra.
A riqueza biológica dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam os grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida.










Nenhum comentário:

Postar um comentário