segunda-feira, 15 de abril de 2013

O Segredo das Cores 1º série do fundamental 1( Cromatografia )

    Material :

- Canetinha ;
- papel filtro cortado em tiras ;
- álcool 92 %;
- fita adesiva.

Experiência:

 Fazer uma pequena bolinha de canetinha numa das pontas do papel filtro deixando espaço de um dedo da ponta do papel.Colar a outra ponta na canetinha com a fita adesiva.Num copo colocar o um dedo de álcool e após isso colocar a ponta do papel de molho . Esperar para que o álcool seja absorvido pelo papel mostrando então as cores que são utilizadas para fazer aquela cor.




 Matutino  e vespertino




O nome dessa técnica físico- química de separação de misturas é chamada de cromatografia,que é possível descobrir as cores das canetinhas.






A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria. A colorimetria desenvolve métodos de quantificação da cor e estuda o tom, a saturação e a intensidade da cor.
O tom da cor é que faz com que ela seja identificada como azul, verde, amarela etc. A saturação da cor mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente. A intensidade caracteriza a força da cor.

As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras.
Cores Primárias
As cores primárias são: vermelho amarelo e azul. São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade energia e coragem. O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.
Cores secundárias
As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. As cores secundárias são: verde, roxo e laranja.
O azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo, e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.
Cores terciárias
As cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores, como o marrom, que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.
Cores neutras
As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada, sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, o cinza e o marrom. O branco é luz isenta de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza são a mistura do branco com o preto.








Quase pronta ....









Professora Adriana Dinis sempre muito atenciosa com seus alunos.












O nosso sistema sensorial faz emergir todo um contínuo muito vasto de cores com as diferenças de tonalidades que nós aprendemos a categorizar, associando determinados nomes a certas bandas de tonalidade (com uma definição extremamente vaga). É este hábito humano de categorizar que nos faz imaginar que o nosso sistema nervoso faz uma detecção «objetiva» de uma determinada cor que existe no mundo exterior.


 

Parabéns primeiras um lindo trabalho o de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário