quarta-feira, 17 de abril de 2013

Construindo uma horta na escola .... Turma 102

Professores :Sergio de Almeida
                      Nelci Maria Vendramini
                      Fernanda Silveira Netto


A horta é um excelente meio para potencializar o aprendizado do aluno e despertar seu interesse para a alimentação saudável.

Trabalho que sera realizado com as turmas 100,101,102 do  EMI.







 Professora Nelci explicando compostagem.

Compostagem é o conjunto de técnicas aplicadas para controlar a decomposição de materiais orgânicos, com a finalidade de obter, no menor tempo possível, um material estável, rico em húmus e nutrientes minerais; com atributos físicos, químicos e biológicos superiores (sob o aspecto agronômico) àqueles encontrados na(s) matéria(s)-prima(s).





Professor Sergio e professora Nelci 

A produtividade das culturas é consequência da ação conjunta de vários fatores: preparo da terra, variedade, adaptação climática, nutrição, espaçamento, disponibilidade de água, conservação de solo, mão-de-obra especializada, etc. A produtividade será máxima, quando todos os fatores estiverem à disposição da cultura. No entanto, a nutrição é o fator que mais contribui para o rendimento.





 Foi construída junto à horta uma composteira, onde são aproveitados todos os resíduos produzidos na escola, com isso os alunos aprendem a importância do reaproveitamento dos resíduos em beneficio direto sobre a bio-estrutura do solo e em conseqüência ao meio ambiente.





 Desenvolvem técnicas de manejo, proteção e conservação da estrutura do solo através do emprego de técnicas agrícolas, assim como orientações de aproveitamento dos espaços.

Na horta os alunos preparam os canteiros.





Os alunos são sensibilizados sobre a importância em manter o ambiente da escola limpo e organizado evitando a deposição de lixo e outros objetos pelas dependências da escola.











 São discutidas ações humanas conscientes de uso do meio ambiente, sempre incentivando os alunos a usarem esses conhecimentos e praticas nas suas casas e no meio onde vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário