Apresentação
Comunicamos nesta página reflexões originadas de uma pesquisa e de aulas ministradas pelos professores dando possibilidades de leitura e escrita se
tornarem ferramentas para o aprendizado das Ciências Naturais e das
Ciências Sociais. Nosso trabalho é planejar sequências para o ensino de
conteúdos específicos de cada uma dessas áreas e o estudo de seu
desenvolvimento em sala de aula. Focaremos a análise nas formas em que
as situações de escrita são propostas em Ciências Naturais. E será colocado aqui os trabalhos realizados pelos próprios alunos durante o ano letivo de 2013 e os seguintes.
Durante muito tempo na escola, os alunos escrevem em diversos
momentos: copiando, respondendo as perguntas, resolvendo exercícios,
fazendo relatórios de experiências, resumindo, anotando. Supõe-se,
geralmente, que essas situações permitem ao professor captar o que eles
aprenderam e constatar se estudaram ou cumpriram uma tarefa. Entendemos
que nessas propostas está subjacente uma versão restrita da escrita ao
não considerar os complexos processos envolvidos, permitindo que ela
constitua o modo preferencial pelo qual o conhecimento é averiguado.
Escrever não é traduzir o pensamento em palavras, em uma simples
passagem da mente para o papel. A composição de um texto envolve
organizações, reorganizações e categorizações de ideias e, graças a
esses procedimentos, pode ser uma ferramenta para análise e construção
do conhecimento. Isso nos leva a retirar a naturalidade e a
problematizar as situações em que os estudantes são confrontados a
expressar ideias no papel e, assim, repensar os caminhos para ajudá-los a
aprender e a escrever.
Então por meio desse serão apresentados novas formas de trabalho e realização dos mesmos pelos alunos da escola.
Bom trabalho , sejam bem vindos e um ótimo ano letivo para todos .
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