segunda-feira, 1 de abril de 2013

                                            Apresentação 

 Comunicamos nesta página reflexões originadas de uma pesquisa e de aulas ministradas pelos professores  dando  possibilidades de  leitura e  escrita se tornarem ferramentas para o aprendizado das Ciências Naturais e das Ciências Sociais. Nosso trabalho é planejar sequências para o ensino de conteúdos específicos de cada uma dessas áreas e o estudo de seu desenvolvimento em sala de aula. Focaremos a análise nas formas em que as situações de escrita são propostas em Ciências Naturais. E será colocado aqui os trabalhos realizados pelos próprios alunos durante o ano letivo de 2013 e os seguintes.
Durante muito tempo na escola, os alunos escrevem  em diversos momentos: copiando, respondendo as perguntas, resolvendo exercícios, fazendo relatórios de experiências, resumindo, anotando. Supõe-se, geralmente, que essas situações permitem ao professor captar o que eles aprenderam e constatar se estudaram ou cumpriram uma tarefa. Entendemos que nessas propostas está subjacente uma versão restrita da escrita ao não considerar os complexos processos envolvidos, permitindo que ela constitua o modo preferencial pelo qual o conhecimento é averiguado.
Escrever não é traduzir o pensamento em palavras, em uma simples passagem da mente para o papel. A composição de um texto envolve organizações, reorganizações e categorizações de ideias e, graças a esses procedimentos, pode ser uma ferramenta para análise e construção do conhecimento. Isso nos leva a retirar a naturalidade e a problematizar as situações em que os estudantes são confrontados a expressar ideias no papel e, assim, repensar os caminhos para ajudá-los a aprender e a escrever.
Então por meio desse serão apresentados novas formas de trabalho e realização dos mesmos pelos alunos da escola.

Bom trabalho , sejam bem vindos e um ótimo ano letivo para todos .

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