terça-feira, 25 de junho de 2013

Feira de Ciências Laércio Caldeira de Andrada : incentivo à curiosidade e à criatividade...

Feira de Ciência: incentivo à curiosidade e à criatividade...Hoje conto essa história para que todos fiquem preparados para a chegada do ano de 2100. A água acabou , só resta algumas garrafas para todas as pessoas do mundo.As pessoas mais velhas e até crianças trabalham não por dinheiro elas trabalham por um copo d'agua por mês. As mulheres e também tanto as crianças como também os homens estão sem cabelo e a pele deles estão secas parecendo uma velhinha de mais de 100 e poucos anos de idade.Estão morrendo de tanta sede só estão esperando a hora de morrer por que estão super doentes,até aqueles que nascem já estão esperando a hora de morrer.As pessoas estão sem dentes por que estragaram,ficaram podres e caíram por que não tinham como poder lavar.Você pensa que a água nunca vai acabar,pensa que essa história que acabei de contar é brincadeira mas é a pura verdade, e eu pergunto você quer isso? Claro que não, então acorde economize a água!

Com certeza saber a teoria sobre uma matéria escolar, pesquisar em livros ou sites e estudar muito é importante entender os conteúdos, mas quando partimos para experimentar, na prática como as coisas funcionam, aí sim fica muito mais fácil para realmente aprender um matéria escolar.






Assim, experimentar e aprender estão intimamente ligados.





Tudo pode começar em um laboratório...
Um laboratório de Ciências é um ambiente da escola com materiais e organização especifica que viabiliza a realização de experimentos científicos. É um espaço educativo que faz a ligação entre a teoria e a pratica dos conteúdos escolares.


Promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos estudantes, para despertar vocações e incentivar a pesquisa na escola.




Estimular o planejamento e a execução de projetos por estudantes e professores, incentivando o desenvolvimento da produção científica juvenil.


Nossa intenção até aqui é estimular os nossos jovens a participarem de trabalhos escolares, crescendo nas Ciências, assim como, dar a escola uma fonte de projetos para a elaboração de material didático para seu Laboratório já montado ou em fase de construção.




Desenvolver pesquisas nos laboratórios de Ciências pode ser o começo para a vida científica.



Método científico: além de aprender mais sobre um determinado assunto, o desenvolvimento do experimento deve ajudar a percorrer os passos do método científico, ou seja - observar, especular, formular hipóteses, experimentar, deduzir e chegar a conclusões.


























































































Nenhum comentário:

Postar um comentário